sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Rato velho vira morcego?! Elefante tem medo de rato?!


Estas espécies de lendas são muito populares e, com certeza, você já ouviu falar em alguma delas. Na verdade, elas não passam mesmo de lendas. Rato velho não vira morcego. Ratos são espécies definidas: nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem e continuam sendo ratos! O mesmo acontece com os morcegos. Talvez a origem dessa lenda seja uma confusão de nomes: por exemplo, a palavra em alemão para morcego é flederme, que significa “camundongo voador”.

Dizer que elefante tem medo de rato também não faz sentido. Os elefantes adultos não têm predadores na natureza e, por isso, não se assustam por pouca coisa. Segundo a lenda, os ratos entrariam pela tromba dos elefantes, mas a tromba é tão ágil como uma mão humana, capaz de evitar esse ataque facilmente. Apesar disso, há quem acredite nessa história. E parece que ela vem de longe: o historiador romano Plínio, o Velho, escreveu, em sua enciclopédia da História Natural, que os elefantes têm tanto ‘ódio’ dos ratosque se recusam a comer o feno onde um roedor tenha passado!

7 comentários:

  1. A minha mãe até hoje fala que rato vira morcego. Já expliquei a ela que é mentira. Mas não tem jeito!

    Estou achando muito legal esse blog, pena não ser mais a sua aluna!!

    bjss e saudades!

    ResponderExcluir
  2. NOssa muito interessante isso, e acho q tem outro motivo do elefante naum ter medo de ratos e pelo fato do tamanho dele seria muito facil esmagalo com sua enorme pata, e alem do mais o rato pelo seu tamanho ele q teria medo do elefante ^^

    adoro biologia e estarei sempre visitando esse blog. adorei muito legal! ^^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi gabriel que bom que gostou!!!!!!!!

    Já que vc gosta de biologia envia curiosidades para ser postado no blog também...

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!! Adorei esse comentário. A minha mãe até hoje afirma que já viu um rato velho virar morcego. Já fiz varias explicações sobre o assunto, mais Ela diz que é verdade. Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkk meu pai temou com migo hoje afirmando q rato vira morcego, ri dele d++.
    fiz várias esplicações mais nu teve jeito ele continuo teimando kkk. Ele falo se largata vira borboleta rato pode virar morcego. ai naum aguentei cai na gargalhada, falei pra ele q rato vira morcego do mesmo jeito q lambari vira tubarão.kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi rato velho virar morcego , seus pais tem razão

    ResponderExcluir